Blog do Quibebe

Ultracongelamento: O que é? E quais os benefícios?

Por Laíra Yume


Quem disse que comida congelada tem que ser sem sabor e sem graça? Nada disso! A comida ultracongelada é muito mais saborosa que a congelada.

Essa técnica que revolucionou a indústria alimentícia é feita por um ultracongelador que consegue fazer um alimento chegar a -18ºC em minutos, diferente do processo de congelamento tradicional, que leva horas e horas! E sabe quais são as principais vantagens de chegar à temperaturas tão baixas e tão pouco tempo?

​1. Preservação do sabor e textura

No congelamento tradicional formam-se cristais de água no alimento que, ao descongelar, esses cristais derretem e deixam a comida "meio aguada". A água também afeta a estrutura do alimento: quando os cristais de água se separam do restante no descongelamento, a textura da comida fica estranha. Sabe quando você descongela alguma coisa e vem aquela decepção da comida estar toda molenga ou borrachuda? Então, são os benditos cristais de água!

Já no ultracongelamento, formam-se apenas micro cristais que não alteram a estrutura e nem levam embora o sabor dos alimentos. Com isso, o prato fica do jeitinho que estava quando foi feito, e você consegue comer uma refeição muito parecida com uma comidinha fresquinha.

​2. Preservação dos nutrientes

Da mesma forma que as placas de gelo que se formam nos alimentos são desastrosas para as características organolépticas (palavrinha difícil que toda nutricionista gosta de usar, meu lado nutri falando mais alto aqui!), são também para os nutrientes. No ultracongelamento, nós conseguimos não só preservar o sabor, cor, cheiro e textura, mas também preservamos todos os nutrientes daquela comida, garantindo que vocês recebam uma comida saudável de verdade! Cheia de vitaminas e amor!

​3. Sem conservantes

Falando em comida saudável, ao contrário daquela imagem de que comida congelada não é saudável, o ultracongelamento veio para abrir os horizontes e permitir que a gente faça comida DE VERDADE, mesmo sendo congelada! Se olharmos nos freezers dos supermercados, realmente vamos encontrar um montão de coisas (me recuso a chamar aquilo de comida) lotadas de gordura, sódio e conservantes, isso porque a indústria de alimentos ainda usa esses artifícios pra conseguir aumentar a vida útil de seus produtos. Mas nós, meros mortais, pequenos produtores que nos recusamos à aderir aos ultra processados, fomos presenteados com o ultracongelamento e conseguimos fazer as nossas comidinhas caseiras maravilhosas durarem por muito tempo também, sem usar nenhum conservante! 😃

​4. Diminuição dos riscos de contaminação

Um dos motivos pelos quais conseguimos aumentar a data de validade das preparações ultracongeladas, sem usar conservantes, é porque a chance de contaminação nesse processo é praticamente nula. Como o alimento atinge temperaturas negativas em questão de minutos, rapidamente cessamos a proliferação de qualquer microorganismo. Diferentemente do congelamento tradicional, em que o alimento ainda demora horas até congelar por inteiro, e é durante esse período que pode ocorrer a contaminação.

Agora você já sabe as vantagens de uma comida ultracongelada, como a do Quibebe. Já pediu a sua?

Pague com
Selos
  • Site Seguro

Casa da Serra Venda e Peixaria LTDA - CNPJ: 23.972.933/0001-46 © Todos os direitos reservados. 2020